Hoje você irá conferir as principais multas que podem levar o condutor recém- habilitado a perder a sua Permissão Para Dirigir (PPD) – a primeira habilitação do motorista. Afinal, a PPD, também chamada de CNH provisória, requer muito cuidado, pois o risco de perder o documento é bastante elevado.

Com a PPD, o motorista precisa ter especial cuidado com o cometimento de infrações. Isso porque não há um limite de pontos com a CNH provisória. Entenda essa relação na sequência do texto.

Por que é preciso ter atenção redobrada com a PPD?

A habilitação provisória funciona como um período de experiência para o motorista. O condutor, enquanto estiver com a PPD, precisa ter cuidados redobrados.

Isso porque, com a CNH provisória, não há o sistema de pontos como funciona com a CNH definitiva. Ou seja: as infrações não são contabilizadas com base no número de pontos, mas sim com base no número de infrações cometidas.

Conforme estipula o Código de Trânsito, somente poderá ter a CNH definitiva o condutor que, ao final do período de um ano de PPD, não tiver sido reincidente em infração de natureza média e não tiver cometido nenhuma infração grave ou gravíssima.

Isso significa que, se você cometer a mesma infração média 2 vezes ou qualquer infração grave ou gravíssima, não poderá solicitar sua CNH. Isso é bem diferente do sistema de pontos utilizado para quem já tem a CNH definitiva.

Nesse caso, cada natureza de infração cometida gera determinado número de pontos ao prontuário do condutor.

A relação é a seguinte:

O motorista, com a CNH definitiva, precisa ficar atento para, no prazo de 12 meses, não atingir o limite de pontos – caso contrário, poderá ter a sua habilitação suspensa. Esse limite é estipulado da seguinte maneira:

Essa é a principal diferença entre a CNH provisória e a definitiva – e o que exige todo o cuidado do condutor enquanto estiver com a PPD.

Quais 5 as principais multas que podem fazer o condutor perder a PPD?

Como você já viu, o condutor, em posse da sua CNH provisória, deve tomar muito cuidado para não cometer os seguintes tipos de infrações: graves, gravíssimas, ou duas vezes a mesma infração de natureza média.

Nesse sentido, existem algumas infrações que ele deve ficar especialmente atento, pois, além de causarem o risco da perda da PPD, também são frequentemente cometidas pelos motoristas brasileiros.

Curioso para saber quais são elas?

  1. Excesso de velocidade

Essa, sem dúvidas, é uma das infrações mais cometidas pelos condutores nas rodovias brasileiras.

Ela é dividida em três categorias, conforme for a velocidade excedida pelo motorista:

Repare que, enquanto estiver com a PPD, o máximo que o condutor pode fazer, sem correr o risco de perder habilitação, é ultrapassar a velocidade em até vinte por cento, e apenas uma única vez – já que essa é uma infração de natureza média.

Nos demais casos, o excesso de velocidade poderá impossibilitar que ele conquiste a sua CNH definitiva.

Em hipótese alguma o condutor, em posse da sua PPD, pode beber e pegar na direção. Além de ser uma atitude extremamente perigosa e causadora de graves acidentes, a infração é de natureza gravíssima e gera a suspensão da CNH.

Outra infração extremamente comum cometida pelos condutores é dirigir sem utilizar o cinto de segurança.

Trata-se de uma infração de natureza grave com penalidade de multa. Por isso, é preciso ter ainda mais atenção a ela enquanto estiver com a PPD.

Estacionar em desacordo com a sinalização indicada para o local, como em vagas destinadas a idosos ou deficientes, gera uma infração de natureza grave com penalidade de multa.

Se o condutor com a CNH provisória levar essa multa, portanto, poderá não ter a chance de receber a sua habilitação definitiva.

Para finalizar a lista das infrações mais cometidas pelos condutores, que podem comprometer a PPD, está avançar o sinal vermelho.

Essa é uma infração de natureza gravíssima com multa como penalidade.

E então, o que achou das principais multas que podem acabar com o sonho da CNH definitiva?

Elas são frequentemente cometidas pelos motoristas, por isso merecem especial atenção dos recém-habilitados. De qualquer forma, lembre-se: sempre será possível recorrer de qualquer multa de trânsito enquanto estiver com a PPD.

Essa é a única forma de evitar a perda do documento e, consequentemente, de ainda ter a chance de conquistar a CNH definitiva.